O 11º ano foi “ver” a família Maia

Apreciação Crítica:
Os Maias por Et7ra Teatro
No dia 22 de fevereiro, alguns alunos do 11º ano da ESG assistiram à peça intitulada “Os Maias”, interpretada pela Et7ra Teatro.
A peça, apesar de não ter abordado todos os episódios da obra de Eça de Queirós com elevado detalhe, conseguiu apresentar os acontecimentos mais marcantes da intriga principal ( o romance incestuoso de Carlos e Maria Eduarda ) e a breve história da intriga secundária ( o romance de Pedro da Maia e Maria Monforte ).
Na minha opinião, é uma peça representativa dos episódios mais relevantes presentes no livro ( tais como as corridas do Hipódromo, o Jantar no Hotel Central, a “reviravolta” do Baile de Máscaras dos Cohen, o Sarau do Teatro da Trindade e o regresso de Carlos e Ega a Lisboa, após a morte de Afonso da Maia ). O grupo recorre às personagens Carlos e Ega, dando-lhes alguma “liberdade” para narrarem acontecimentos do seu ponto de vista pessoal.
Em suma, realço a qualidade dos atores e de quem idealizou e realizou a peça, pois conseguiram tornar o trabalho de Eça de Queirós mais simplificado e, mais importante ainda, acentuaram os momentos mais memoráveis de Os Maias de uma forma cómica e acessível, contrastando com o teor trágico de ambas as intrigas.
António Pedro Pereira
11º8

Anúncios

One thought on “O 11º ano foi “ver” a família Maia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s