Dois poetas, um império

 Auditório Municipal de Gulpilhares, destino ao qual nos encaminhámos para a visualização da peça denominada “Império” realizada pela companhia de teatro Etecetera.

Esta representação foi baseada num certo critério: Pessoa imitou Camões? Sim ou não? Com esta ideia assente, os atores, baseando-se na comédia e na interação com o público, foram capazes de responder à questão de forma criativa e cativante para a audiência, referindo-se a ela como “gaivotas”. Esta aproximação à comédia, apesar de por vezes forçada, facilitou a compreensão das duas obras estudadas pelos alunos, Mensagem e Os Lusíadas. Durante a comparação das epopeias, foram também referidos poemas de ambas, tais como: “O Mostrengo”, “O 5º Império”,”Mar português” e algumas estâncias de Os Lusíadas, como, por exemplo, o episódio da história de Inês de Castro.

Apesar de o estilo cómico ter sido produtivo, quando levado ao extremo , tornou-se numa distração, o que prejudicou a melhor compreensão da obra, o que foi evidenciado, durante a recitação dos poemas anteriormente referidos.

Mesmo havendo aspetos negativos, os positivos prevalecem, o que faz com que esta peça seja uma mais-valia para a aprendizagem dos jovens portugueses.
Celso Castro e João Pinto, 12º 3
Anúncios

One thought on “Dois poetas, um império

  1. Acho que “viram” bem a peça. Concordo convosco que houve momentos que levaram à distração do público. Compreendo a vontade de cativar o público jovem, mas ainda bem que muitos alunos, tal como vocês, têm sentido crítico.
    DG

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s