Alarguemos o (im)possível “Império”

Dois séculos, duas epopeias, um espetáculo

No passado dia 19 de janeiro de 2016, o 12º ano da Escola Secundária de Gondomar realizou uma visita de estudo ao Auditório Municipal de Gulpilhares, para assistir à peça “Império” da companhia ETCetera Teatro.
A representação abordou duas obras diferentes e os respetivos autores: Os Lusíadas, de Luís de Camões, e Mensagem, de Fernando Pessoa. Ao longo da encenação, foi dado destaque a uma questão: “Será que Fernando Pessoa imitou Luís de Camões?”. Para responder a esta pergunta, as personagens Miguel, Beatriz e Tomás fizeram debates bastante produtivos e engraçados. Neste âmbito, foram “realizados= dois programas televisivos e um julgamento, em que os atores encarnavam os escritores mencionados. A conclusão extraída destes confrontos foi de que as epopeias camoniana e pessoana se baseiam na mesma fonte de inspiração: Portugal. Porém, as duas obras são completamente distintas.
Na minha opinião, a peça foi agradável, uma vez que causou muitos risos na plateia e aumentou os conhecimentos dos alunos relativamente às obras supra-referidas, nomeadamente através da leitura de vários dos seus excertos, como, por exemplo, a declamação do poema “Mar Português”.

Helena Gomes, 12º3

Anúncios

One thought on “Alarguemos o (im)possível “Império”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s