Apreciação crítica sobre a peça “Império”

Um espetáculo imperial
No dia 19 de janeiro de 2016, foi realizada uma visita de estudo a Gulpilhares, tendo os alunos assistido a uma representação pela companhia Etcetera Teatro, intitulada “Império”.
Após a entrada no auditório, os estudantes observaram, no palco, dois separadores de madeira e um projetor, sendo cada um dos primeiros representante de dois poetas: Luís de Camões e Fenando Pessoa; no segundo, ao longo da peça, foram projetadas diferentes palavras relacionadas com o tema. Também foram incluídos elementos caracterizadores dos poetas, tais como uma oala, coroa, gola, óculos, e chapéu.
Por outro lado, os atores, que encarnavam as personagens Beatriz, Tomás e Miguel, agiam com naturalidade e assumiam diferentes papéis rapidamente, contribuindo para o bom ritmo da representação.
Num outro patamar, o trabalho cénico começou pela tentativa de interpretação do poema “O Quinto Império”, que desencadeou a comparação entre a obra Os Lusíadas e Mensagem.
Um dos aspetos comparativos abordados foi a perspetiva da mulher segundo os dois poetas: enquanto que para Camões, aquela representa a recompensa pelos feitos dos portugueses (“ilha dos Amores”), para Fernando Pessoa é aquela que gera os heróis no seu ventre.

O simbolismo dos números representativos da Terra e do Céu (2 e 3, respetivamente) e a união destes que origina o Quinto Império (2+3=5).
Em suma, os alunos foram cativados principalmente pela recorrência à comicidade, envolvendo o público, muitas vezes através do apelo ao aplauso. Também foi revelada uma extrema originalidade na comparação entre os dois poetas, nomeadamente através do debate, programa televisivo e julgamento. Foi, de facto, uma experiência a repetir.

Sofia Silva e Daniel Cardoso, 12º 3

Anúncios

One thought on “

  1. Fico contente pelo facto de a peça vos ter agradado e terem aprendido algo mais com este trabalho. Vocês realçam o tema da Mulher e ainda bem, porque não havia ainda sido apresentado.
    Continuação de boas apreciações críticas.
    DG

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s