Ver para aprender! Parem, escutem, olhem… Um vídeo com Os Maias dentro

 

Anúncios

14 thoughts on “Ver para aprender! Parem, escutem, olhem… Um vídeo com Os Maias dentro

  1. Vimos pela primeira vez este vídeo hoje na aula e isto fez com que esta fosse bastante proveitosa. Além de ficarmos a conhecer mais alguns aspetos da obra de Eça de Queirós, descobrimos como é que ele a escreveu, como se inspirou, mas, sobretudo como transmitiu as suas vivências para um enorme livro que no fundo, tal como dizia no vídeo era o seu “espetro”. Com esta visualização não só aprendemos sobre uma figura de grande importância para a literatura portuguesa, como sobre as características daquela época e os maiores acontecimentos, referindo, por exemplo, a Geração 70 e os Vencidos da Vida.
    Aconselhamos que todos vejam o vídeo, pois ajuda-nos a perceber mais o nosso país, a nossa “gente”e a nossa HISTÓRIA.

    Gostar

  2. O vídeo é um meio de aprendizagem que auxilia não só à compreensão de algumas passagens de Os Maias como também à sua contextualização no tempo em que foi escrito. Gostei, principalmente, de conhecer algumas interpretações da obra diferentes das minhas impressões do romance. Desta forma, aconselho a visualização deste vídeo como complemento da leitura da obra queirosiana a todos que estiverem interessados à apreensão de novos conhecimentos relativos à obra e a sua relação com a biografia do autor.

    Gostar

  3. Na minha opinião, o vídeo é muito útil, uma vez que nos ajuda a compreender melhor o motivo de serem retratados certos aspetos na obra, como por exemplo a estagnação de Portugal. Por outro lado, dá-nos a conhecer um pouco da vida de Eça e, assim, relacionar as suas vivências com a obra. Acho, assim, a visualização do vídeo uma mais-valia.

    Gostar

  4. Tanto o vídeo aqui publicado como a peça de teatro a que tivemos o prazer de ir assistir, auxiliaram-nos na compreensão desta obra OS MAIAS, romance que faz parte do património literário português. Os temas tratados no vídeo são bastante importantes: a geração de 70, da qual Eça de Queirós fez parte; várias pessoas que dedicam o seu estudo à investigação da obra; a relação entre a vida do autor e o livro escrito (é incrível que vários aspetos que são retratados na obra e a maneira como Eça de Queirós os aborda esteja também relacionada com a vida do escritor).
    A visualização do vídeo é mais um elemento que nos auxilia na interpretação da história!

    Gostar

  5. Para conhecer bem uma obra, não basta lê-la; é preciso procurar saber mais sobre ela. A ida ao teatro foi, certamente, uma forma de nos cativar mais para a história de Os Maias. Contudo, a visualização deste vídeo permite-nos perceber que este romance não é apenas “uma coisa extensa e sobrecarregada” ; mostra que foi escrito não apenas com a intenção de narrar a trágica história amorosa entre dois irmãos mas, principalmente, para fazer uma crítica à sociedade romântica e estagnada do século XIX. Afinal todas as páginas, linhas e palavras são fundamentais para compreender a mensagem que Eça encerrara nesta obra. Poder conhecer um pouco da história de vida deste grande autor português também foi, sem sombra de dúvida, muito útil para saber o porquê da abordagem de determinados temas e da defesa de certas teorias, como a do realismo e do naturalismo em oposição ao romantismo, neste esplendoroso romance. Considero este vídeo essencial para a compreensão de Os Maias.

    Gostar

  6. O vídeo é, na íntegra, um enorme auxílio para a compreensão de Os Maias. Para além disso, este brinda-nos, também, com interpretações bastante diferentes das nossas e que são sempre bem recebidas. Revela-nos aspetos interessantes sobre a vida do autor e sobre a sua escrita, elucidando-nos sobre a mensagem “escondida” nas entrelinhas. Sem dúvida que a ida ao teatro nos cativou, mas o vídeo não deixa de ser, também, envolvente. Deste modo, e por considerar que é um vídeo essencial para quem quer adquirir novos conhecimentos e perceções da obra, aconselho vivamente a sua visualização, vezes sem conta.

    Gostar

  7. Este vídeo permite melhorar a compreensão da tão importante obra da literatura portuguesa. No meu ponto de vista, a sua visualização permite uma contextualização do espaço e do tempo da escrita d’Os Maias, assim como informações acerca da vida de Eça de Queirós, justificando o porquê de alguns episódios da obra.
    Fico muito grata por nos ter proporcionado este vídeo, uma vez que me ajudou a ultrapassar algumas dificuldades referentes a este extenso texto querosiano.
    Um beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s